Project Description
BMW e EDP investem R$ 1 milhão em recarga
Quem trafegar nos próximos dias no trecho que liga Rio a São Paulo, na Via Dutra, poderá se deparar com uma cena inusitada: um carro elétrico sendo guinchado. Isso não significa que o motorista não sabe que um modelo elétrico ainda não tem autonomia para rodar 400 quilômetros. Nem tampouco que ele esqueceu-se que não encontraria tomadas no meio do caminho.
Num investimento de R$ 1 milhão, a alemã BMW e a empresa de energia portuguesa EDP fecharam parceria para instalar postos de recarga no trecho que liga as duas maiores capitais do Brasil. Até que o projeto seja concluído a melhor maneira de testar os pontos ideais para instalar os equipamentos é levando o próprio carro, um BMW i3, para a pista. Daí a necessidade do guincho.
Com previsão de funcionar a partir do primeiro trimestre de 2018, seis pontos de recarga serão instaladas em postos Ipiranga ao longo da Dutra. No equipamento importado, produzido pela Efacec, de Portugal, será possível obter 80% de recarga das baterias em 25 minutos. Tempo suficiente para um lanche no posto, que vai pagar a conta de energia.